DIMETILTRIPTAMINA
Ayahuasca
Ayahuasca é uma palavra composta, derivada de uma tribo indígena da Amazónia, os Quíchuas, onde aya significa alma e huasca significa videira. Deste modo, a tradução mais comum da palavra é a “videira da alma”. (3)
Banisteriopsis caapi
Ayahuasca é o termo mais conhecido para descrever a liana Banisteriopsis caapi e uma grande variedade de decocções preparadas a partir desta planta, sozinha ou em combinação com outras plantas. A combinação mais comum consiste na junção da liana Banisteriopsis caapi com folhas da planta Psychotria viridis. (4)
Psychotria viridis
A bebida obtida era utilizada pelas tribos indígenas em cerimónias religiosas, curativas e noutros rituais tribais, dado o seu efeito alucinogénico. Além disso, respeitavam-na como um sacramento e como um remédio poderoso. (3)
3.Frecska, E., Bokor, P., Winkelman, M. (2016) “The therapeutic potentials of ayahuasca: possible effects against various diseases of civilization”. Frontiers in pharmacology,7:35.
4.Domínguez-Clavé, E., et al. (2016) “Ayahuasca: Pharmacology, neuroscience and therapeutic potential”. Brain research bulletin.